sábado, 12 de dezembro de 2015

Resenha - Inferno

Resenha feita pela Lúcia!  
Título: Inferno
Título Original: Inferno                                         
Autora: Dan Brown
Editora: Bertrand
Páginas: 551
Ano: 2013


Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados 
àqueles que se mantiveram neutros
em tempos de crise moral. 



Esta resenha literária é de um dos livros que eu mais estava ansiosa para ler este ano, porque já havia um bom tempo que eu não lia nada deste autor, que é um dos grandes responsáveis pela minha paixão pelos livros. A resenha desta semana é do último livro do Dan Brown: "Inferno". 


Sinopse: "Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demónios" e "O Símbolo Perdido" e faz o "Inferno" a aposta mais alta dele até ao momento. No coração de Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o poema de Dante, mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído."

Antes de falar sobre o que eu achei deste último livro dele preciso de dizer que sempre fui uma grande fã e defensora de Dan Brown, um dos meus livros preferidos dele é "Anjos e Demónios". Porque é que eu estou a dizer isto?! Bom é porque a minha opinião sobre "Inferno" não é tão positiva. Sei que o autor vem a cair um pouco de produção desde "O Símbolo Perdido", mas eu tinha expetativas elevadas para este último. 

Dan Brown volta para cidades históricas nesta nova aventura de Robert Langdon, mais precisamente em Florença. A temática agora é nada mais nada menos que "A divina comédia" de Dante Alighieri (eu queria entender porque carga d'água todo o mundo resolveu enfiar o Dante nos livros). E em todo este contexto, para variar bastante, temos alguém querendo matar o pobre Robert Langdon. Deu para perceber que o enredo é meio que a receita de sempre e foi exatamente isso que me cansou. 

Eu consigo compreender que deve ser confortável para um autor escrever sempre livros padronizados, mas quando escrevemos muitos livros assim e que ainda por cima seja com a mesma personagem, acaba tudo sendo um grande cliché. Claro que tem coisas que estão sempre presentes nos livros de Brown que eu acho importantíssimo, o apoio teórico dele é fantástico, mesmo a pessoa mais leiga (indivíduo com pouco ou nenhum conhecimento numa determinada matéria) consegue entender sobre a arte e a simbologia (palmas para a mulher dele, que é a responsável por todo este apoio). 

O livro começa com Langdon metido mais uma vez em confusão, só que desta vez o professor acordou num hospital com um tiro na cabeça e sem memória, ele não sabe nem o porque de estar em Florença. No hospital ele conhece a misteriosa médica Sienna Brooks (ele tem sempre que contar com a ajuda de uma mulher) que está disposta a ajudar Robert, quando uma grandalhona de cabelos espetados vem para matá-lo. O professor universitário fica surpreso por isso estar a acontecer com ele, raios do Dan Brown, Langdon já foi perseguido e já desvendou mistérios 3 vezes, como é que ele ainda consegue surpreender-se com isto?!

Inferno fica semelhante aos seus irmãos durante quase todo o livro, mas quase no final o autor consegue dar uma reviravolta que nós perdemos até o rumo da casa. O FDP (perdoem-me as asneiras) consegue surpreender-nos e fazer com que nós queiramos devorar o livro, e desejar-mos sair daquele labirinto para onde fomos mandados. Eu aconselho que insista no livro (no caso de estar a achar que ele é repetitivo), porque esta história tem um desfecho impressionante, Dan Brown mostra que mesmo a apostar no básico ele sabe a hora de dar a cartada final. 

Gostei do livro, por ele abordar "A divina comédia", por continuar a ter conteúdo e ter um final incrível. Muitas pessoas não vão concordar com a minha opinião (eu tenho a certeza), mas achei o livro médio. Eu acho que o autor já teve dias melhores, mas indico a leitura, porque os livros de Dan Brown são de uma bagagem cultural impressionante e merecem ser lidos. 

Mal saiu o livro, os direitos foram comprados para se virar num filme, que está previsto estrear no dia 14 de Outubro de 2016, eu tenho um problema com as adaptações cinematográficas dos livros de Brown. Isto acontece porque primeiro eles mudam sempre o final e segundo é porque Robert Langdon é descrito como um professor bonitão e charmoso, e eles vão me lá colocar o Tom Hanks para o interpretar?! Não faz sentido. Mas com toda a certeza eu irei assistir ao filme, porque eu não consigo evitar esta mania de ver os filmes de livros. 

Espero que eu não seja apedrejada por não ter achado o livro tão sensacional, mas eu senti que estava a falar novidade. 


Boa Leitura!
Até ao próximo post!



Sem comentários:

Enviar um comentário