sábado, 12 de dezembro de 2015

Resenha - Abandono

Resenha feita pela Lúcia
Título: Abandono
Título Original: Abandon   

Série: Abandono
1- Abandono (2012)
2- Inferno (2013)
3- Awaken (2014)                                    
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 304

Honestamente? Eu esperava mais. 



Sinopse: Pierce tem dezassete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos. É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que fez com que ela voltasse a vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável. Embora ela pensasse que conseguia escapar dele — começar numa nova escola, num novo lugar — confirmou-se que ela estava errada. Ele a encontrou. O que John quer dela? Pierce acha que sabe... também acha que ele não é um anjo da guarda, e o seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele,especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa. Mas se ela deixa cair qualquer coisa, ela pode ver-se no lugar que ela mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.

A Trama: Eu amo releituras, e esta trilogia é uma releitura do mito grego de Perséfone, então eu estava com as expetativas muito altas, e acho que infelizmente isso não ajudou. O meu problema todo está na trama e na maneira como a autora resolveu escrevê-la. No início o leitor é jogado na vida turbulenta de Pierce sem entender nada e demora quase metade do livro para realmente compreender tudo o que aconteceu. Não gostei de sentir que estava a ficar perdida e confusa, sem entender quando a protagonista mencionava algum acontecimento do passado dela. Isso tornou a narrativa lenta e fez com que algumas cenas fossem pouco interessantes, já que eu não conseguia envolver-me na trama. Entretanto, o ritmo melhora bastante na segunda metade do livro e há diversas cenas engraçadas que salvam as partes lentas.

A Protagonista: Pierce definitivamente foi a minha parte predileta de Abandono. A rapariga tinha diversos problemas, a maioria causados por John, e tinha umas reações meio malucas, mas adorei a diferente personalidade dela. Ela começou a ficar mais previsível com o tempo, porém ainda era cativante e deixou-me curiosa sobre o passado dela. 

As Personagens Secundários: Não posso falar muito sobre o John, até porque ele permanece um mistério durante todo o livro, mas amei a personagem e espero muito que ele tenha mais espaço no resto da trilogia. Exceto pela mãe de Pierce, senti que as personagens secundárias não foram muito exploradas e poderiam ter tornado o livro melhor, principalmente os adolescentes. Também não gostei de como a maioria deles eram uns clichês ambulantes.

Capa, Diagramação e Escrita: Amei esta capa, especialmente porque ela continua para a parte de trás do livro. As cores são um pouco fracas, não chamam a atenção, porém combinaram muito bem. 
A escrita da Meg não está no seu melhor (e sei disso porque já li mais de 15 livros dela), porém vou aguardar para ver como a trama se desenvolve. Só achei uma pena que algumas piadas brilhantes que apareceram na versão americana, com jogos de palavras, não pudessem ser traduzidas porque não temos as mesmas expressões aqui.

ConcluindoÉ uma série que por enquanto eu não recomendaria, vou aguardar para ver se melhora no próximo livro. Para quem lê em inglês, The Goddess Test é um livro bem parecido, porém melhor, na minha opinião. Ainda assim, gostei do livro, a trama tem para onde ir e pode melhorar muito, além de ter uma protagonista ótima. 

                                                                Classificação:


Boa Leitura!

Até ao próximo post!

Sem comentários:

Enviar um comentário