sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Resenha - Eleanor & Park

Resenha feita pela Lúcia!
Título: Eleanor & Park
Título Original: 
Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell 

Editora: Novo Século
Páginas: 329 

Ano: 2014


Oi pessoal, tudo bem?

Bom, hoje vim falar deste livro que... Bem, pode-se dizer que criei uma relação de amor é ódio com ele, mas para falar a verdade, eu amo mais do que odeio, ahahaha.




Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. As personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezasseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e revistas aos quadradinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas da escola. 
Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e "grandes" (ela pensa em si própria como sendo gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois encontram-se no autocarro escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os livros de X-Men e Watchmen. E nem a tentativa dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor  e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre indicado a quebrar corações. Um amor que faz-nos sentir desesperados e esperançosos ao mesmo tempo.

Resenha: Eleanor uma jovem diferente das outras raparigas, ela usa roupas masculinas, acessórios insólitos (por exemplo, usar uma gravata como pulseira), ela acha-se com um peso acima do dela, super hiper mega inteligente, isso faz com que todos olhem para ela de maneira diferente. 
Park é um rapaz comum, aquele que não é nem popular nem aquele que é gozado por todo o mundo, ele também é super inteligente. 


A história começa com o início das aulas, onde chega uma aluna nova (Eleanor) no autocarro escolar, nesse dia ela foi muito gozada no autocarro e ninguém cedia um lugar para ela se sentar, pois todos achavam ela estranha inclusive Park, no entanto ela acabou por se sentar ao lado de Park que fingiu ser invisível até a chegada ao colégio.
Os dias vão se passando e Eleanor sempre apanhava o autocarro e sentava-se ao lado de Park, só que ele nunca falou nada com ela, eles ficavam como se fossem invisíveis. Park sempre com os seus fones e lendo a sua revista aos quadradinhos, até que um dia percebeu que Eleanor estava a ler pelo canto dos olhos a sua revista, então ele começou a passar as páginas mais devagar para que desse tempo para ela ler também, com o tempo ele passou a emprestar as revistas aos quadradinhos a ela, ele levava alguns e deixava outros em cima do assento dela, ela pegava-os e devolvia-os no outro dia, isto tudo sem se falarem, ainda. 

"Na manhã seguinte, quando Eleanor entrou no autocarro, havia uma pilha de revistas aos quadradinhos no lugar dela."

Um dia Park resolveu falar com ela, e acabou por se descobrir outra coisa em comum entre eles, a música, que no livro retrata bastante, principalmente Smiths, com isso Park acaba desenvolvendo uma amizade com Eleanor, e com o passar do tempo isso transforma-se em amor, isso mesmo, ainda que o título do livro deixe isso bem claro, ahahah.
Mas Eleanor passa por muitos problemas, um deles é a família, que tem um padrasto violento. Com isso Eleanor tenta esconder o romance com Park da sua família, de início a mãe de Park também não foi muito com a cara dela, mas depois Eleanor começou a ir todos os dias a casa de Park, dizendo a sua mãe que ia a casa de uma amiga (Tina). So que Tina não era considerada uma amiga dela, muito pelo contrário, Tina vive gozando e aprontando para com Eleanor, outro problema de Eleanor também é relacionado aos seus livros, onde tem alguém que escreve sacanagens do tipo "está molhadinha" e isso incomoda Park que ficou louco tentando saber quem é.


"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo."

Mas no geral amei o romance entre os dois, pois mesmo com muitas barreiras eles conseguem amar-se intensamente de uma forma incrível, um romance misturado com trama que combinou perfeitamente, as duas personagens tentaram descobrir-se e viverem felizes, mesmo com os problemas internos e externos que rondam os dois. 



Bom, pessoal, sobre a história o que eu posso dizer é isto, se é que não saiu inúmeros spoillers, desculpa. Outra coisa bem interessante do livro é o facto de ele mostrar o pensamento dos dois ao mesmo tempo. 
Mas de verdade amei a história, só não amo mais por conta do desfecho da história, meu Deus que final foi esse, quero muito uma continuação deste livro, pois ele merece. Mas o livro trata de muitos assuntos que mexem com as pessoas quando são citados por exemplo a violência contra as mulheres (a própria mãe de Eleanor é violentada pelo marido), também fala das condições de vida (Eleanor tem três irmãos pequenos e tem uma condição de vida não muito favorável, tem falta do que vestir e ás vezes até do que comer), o livro também aborda a questão da sexualidade (isso é vivido por Park, onde o pai dele não acredita que ele seja "homem" mesmo depois de Eleanor, e Park ainda provoca mais o pai, quem leu sabe, hehe). 
Por isso pessoal, recomendo este livro a todos, este seria um daqueles livros que todos deveriam ler, a autora escreve de uma forma bem leve e rápida para ler, nunca tinha lido nada dela e agora irei investir em mais livros da autora. 
E para quem gostar de Post-its façam um stock antes, tipo eu estava a marcar com um rosa, ai usei o segundo rosa e tchanam acabou a noite e tive que usar o verde, mas valeu a pena. 



Para quem não sabe, Eleanor & Park vai virar filme. Os direitos foram comprados pela DreamWorks Studios e as gravações devem ter começado em 2015. A própria autora, Rainbow Rowell, vai escrever o roteiro. As minhas expetativas estão lá em cima, só de me imaginar vendo Eleanor no ecrã já fico feliz. Acredito que vai dar para transmitir a história muito bem num filme e como a própria autora está responsável por isso, ficará perfeito. Isso sem contar com a trilha sonora!!
Então pessoal, acho que é isto, deixem os vossos comentários aqui em baixo sobre o livro. 




Boa leitura!
Até o próximo post!

Sem comentários:

Enviar um comentário