domingo, 13 de dezembro de 2015

Resenha - As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos

Resenha feita pela Lúcia!  
Título: As Crónicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos
Título Original: A Song of Ice and Fire: A Game of Thrones
Série: As Crónicas de Gelo e Fogo
1º As Crónicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos (1996)
2º As Crónicas de Gelo e Fogo: A Fúria dos Reis (1998)
3º As Crónicas de Gelo e Fogo: A Tormenta de Espadas (2000)
4º As Crónicas de Gelo e Fogo: O Festim dos Corvos (2005)
5º As Crónicas de Gelo e Fogo: A Dança dos Dragões (2011)
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: LeYa
Páginas: 704
Ano: 1996


Depois destes longos 6 meses (não é mentira) consegui terminar o primeiro livro de "As Crónicas de Gelo e Fogo". Tenho que ser sincera e dizer que foi muito cansativo ler o livro, não por ele ser mau, mas por eu ter cometido o grande erro de assistir à série antes, acabando por fazer com que os elementos surpresa do enredo não fossem "novos" para mim. Mas uni-me aos fãs de GoT e descobri o porque desta série ser tão aclamada.





Sinopse: "Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que a sua vida esta prestes a desmoronar-se em sucessivas tragédias. Sabe-se que o Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e a sua intenção é proteger o rei. 

Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição desta família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família."

O primeiro ponto que quero abordar nesta resenha é a diagramação e a edição de "Guerra dos Tronos", o livro possuí letras um pouco menores do que as usadas em diagramações normais e a margem é muito pequena, então as páginas tornam-se um pouco extensas. 
Sei que o livro já é grande e que se fosse diagramado de outra maneira tornar-se-ia ainda maior, mas eu tenho a sensação de que demorava muito em apenas uma página, o que tornou a leitura um pouco cansativa. 

A escrita de George R. R. Martin é muito boa, isso é algo inegável, ele cria as personagens cheias de personalidade e situações impressionantes. Gosto também do quanto ele é detalhista, acho que isso ajuda na hora de imaginar, principalmente em livros de fantasia. 
Falei que gosto disso nele, mas acho que essa caraterística as vezes prolonga demais uma cena pequena, sentia isso quando lia "O Senhor dos Anéis" que foi também um livro que gostei bastante da história, mas que demorei para lê-lo.

A divisão de capítulos é bem interessante, como GoT possuí muitas personagens e algumas delas em lugares muito diferentes umas das outras, cada capítulo é dado a uma personagem específica, dando uma dimensão maior para o leitor e até mesmo um detalhamento que não ocorreria se fosse um capítulo para várias personagens. 


Como citei em cima, as personagens de George Martin são maravilhosas, elas possuem um quê humano, mesmo sendo parte de um enredo fantasioso. Elas não são perfeitas, possuem também um lado bom e um mau. Nos requisitos das personagens preciso de dizer que sou apaixonada principalmente por três deles Jon Snow, Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen, MEUDEUS! O que são eles, rezava para que os capítulos deles chegassem depressa para me deliciar com os seus feitos, espero de verdade que Martin não os mate. 

O livro possuí cenas de sexo, palavras de baixo calão e muito sangue, então não o recomendo a pessoas muito jovens e pessoas "frescas", porque a história de Martin não é leve. Acho que podemos ver bem essas caraterísticas na série de tv, já que é mais visual do que o livro. 

Sobre a adaptação televisiva tenho a dizer que é uma adaptação perfeita, as falas e os acontecimentos são bastantes fiéis ao livro. Só me incomoda a escolha de alguns atores, já que nos livros algumas das personagens são bem mais novas que os responsáveis por interpretá-las. Mas recomendo aos leitores que vejam a série, depois de ler o livro é claro, não cometam o mesmo erro que eu.

Recomendo "As Crónicas de Gelo e Fogo" a todos os fãs de fantasia que idolatram Tolkin, acredito que George Martin é o autor responsável pelo legado do criador "Senhor dos Anéis", claro que com todo o seu jeito Martin, vem ganhando lugar e mostrando a que veio. 

Não sei quando farei resenha dos outros livros, porque além de serem caros eles são maiores que o livro um, ou seja requerem um certo tempo livre, e como eu estou cheia de livros para ele não tenho previsão de quando darei segmento a leitura da série. Mas creio que não vou conseguir manter-me afastada do mundo de George Martin por muito tempo. 

Boa leitura!


Até o próximo post!

Sem comentários:

Enviar um comentário